sábado, 1 de dezembro de 2012

PLANEJAMENTO

                                                        

TÍTULO DO PROJETO:  A origem do Funk

PROFESSORAS: Cibele Evaristo e Claudiana Schuster Sapelli

 

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação Física e Inglês

CONTEÚDOS CURRICULARES: ritmo e expressão corporal, cultura e música
OBJETIVOS:                         *     conhecer a origem do Funk
·        conhecer o criador do ritmo
·        estabelecer comparação entre a época em que o Funk foi criado e a época atual.
·        Elaborar uma coreografia funk com os passos de origem.

TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS:  computador, internet, aparelho de som, filmagem e gravação de DVD.

PÚBLICO ALVO: alunos do 2 ano do Ensino Médio.

TEMPO DE APLICAÇÃO/AULAS: 6 aulas.

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA: os alunos receberão um questionário pré elaborado sobre as origens do Funk e seu criador, que irão pesquisar na internet, para entregar por escrito. Após a pesquisa, assistirão vídeos pré selecionados com danças e apresentações do Funk de origem para posteriormente elaborar uma coreografia, que deverá ser filmada e entregue em DVD. As pesquisas serão elaboradas em duplas, mas a coreografia será uma só com o grupo todo.

RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS: reconhecer o Funk como expressão cultural de uma época e raça, sua origem, bem como as variações que o Funk sofreu ao longo das décadas.

         Trabalhar com mídias sempre atrai os alunos; e um bom planejamento sempre resulta em aprendizagem.Nossa proposta foi realizar uma pesquisa sobre a origem do funk e desenvolver dois videos clipes, um do funk antigo e um do funk atual, para constatarmos efetivamente as diferenças.
         Os alunos realmete se focaram no objetivo, pesquisando textos, vídeos de cantores e vídeos que ensinam a dançar ; o que não seria tão fácil sem a internet.
         Todos atingiram  o objetivo, embora alguns tenham demonstrado mais empenho e interesse que outros.
         Consideramos que a atividade foi um sucesso.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário